Fios e cabos Elétricos

Fios e cabos elétricos

Neste artigo, que a MD Policabos criou você irá conhecer um pouco mais fios e cabos elétricos e o porque do uso de diferentes bitolas e qual a diferença entre os cabos elétricos de baixa e média tensão e quando usá-los de fato.

Baixa e média Tensão com diferentes bitolas

Sua casa ou empresa estão conectados com diferentes tipos de fios e cabos elétricos. Cada um tem seu uso específico para acomodar a carga e as condições às quais está exposto. Vamos examinar quais os tipos e como eles são utilizados nos sistemas elétricos.

Os cabos de energia podem ser do tipo flexíveis denominado cabinho flexível ou de uma forma sólida denominado cabo rígido. A fiação elétrica é definida em bitola para o tamanho e a classificação da instalação.

Os cabos e fios elétricos podem vir acondicionados em rolos ou em carretéis (Bobinas). Dependo da bitola o padrão é rolos de 100 metros, mas também podem ser adquiridos em comprimentos específicos. Geralmente o proprietário escolhe as metragens mais curtas, enquanto os profissionais da área elétrica escolhem rolos ou bobinas com lances muito maiores, pois sabem que utilizarão em alguma outra instalação. 

Existem fios e cabos elétricos que são usados em casa para baixa tensão bem como nas empresas que podem além destes utilizam cabos de média ou alta tensão.

As tensões percorrem os circuitos e aparelhos utilizados nas residências ou nas empresas para os mais variados fins. A instalação elétrica pode ser feita via aérea ou subterrânea, porém os fios e cabos elétricos instalados de forma subterrânea proporciona uma visão mais agradável, mas os perigos da fiação e da escavação subterrânea devem ser sempre considerados. 

Fios e cabos Elétricos

A instalações dos cabos via aérea não está livre dos perigos, especialmente com as crianças com pipas, balões que podem cair sobre a rede elétrica entre outras situações que podem ocasionar desastres.

 

Fios e cabos elétricos

Qual a diferença entre os fios e cabos elétricos?

Os fios elétricos, que muitas pessoas chamam de fio sólido e também de fio rígido é constituído de um elemento que na maioria de vezes é de cobre, que podem ser nas bitolas iniciais de 1,0mm² até 10mm².

O cabo tem formação de vários fios e podem ser nas bitolas de 0, 5mm² até 300 mm² como padrão usual, mas dependo da aplicação podem chegar a bitolas muito maiores.

Os fabricantes de cabos de energia disponibilizam ao mercado os mais variados tipos de encordoamento que podem ser:

  • Rígido ou solido;
  • Semi-flexível;
  • Flexível;
  • Extra flexível.

mais informacoes - Fios e cabos Elétricos

solicitar orcamento - Fios e cabos Elétricos

Conheça também:

fabrica de cabo de cobre nu destaque - Fios e cabos ElétricosCabo de Cobre Nu

Fornecemos Fios e Cabo de Cobre Nu normatizados a preço de fábrica, atendemos todo Brasil, confira a linha completa de cabos de cobre nu e solicite seu orçamento.
Saiba Mais

 

cabo manga blindado2 - Fios e cabos Elétricos Cabo Manga

Linha completa de Cabo Manga sem blindagem ou com blindagem fita de alumínio e malha de cobre para diversas aplicações, grande estoque e preços baixos.
Saiba Mais

 

cabo para alta temperatura destaque - Fios e cabos ElétricosCabo para Alta Temperatura

O cabo para alta temperatura pode suportar o calor até 450 ° C ou superior São projetados para aplicações que exigem isolação e capa externa para lidar com esse nível de temperatura.
Saiba Mais