cabos blindados - Cabos BlindadosCabos Blindados

Segurança e Proteção

Cabos Blindados, para as mais diversas aplicações (cabos para pontes rolantes, cabos de energia para talhas-cabos blindados, cabos chatos, cabos flexíveis de energia-cabos de silicone, cabos de alarme de incêndio-cabos de energia blindado) e vários tipos de blindagem como: Fita de alumínio, Trança de Cobre Nu, Trança de cobre estanhado, Trança de alumínio, Fita de cobre, fita de aço, trança de aço, etc.

solicitar orcamento - Cabos Blindados

Cabos Blindados Singelos e múltiplos, são fabricados com condutores de cobre, blindados ou não, para tensões de 0, 6/1 kV, apresentando isolação extrudada de PVC, EPR, XLPE ou silicone. Estão disponíveis vários modelos: PVC/PVC, EPR/PVC, EPR/EPR e XLPE/PVC, para instalações fixas, em circuitos de geração e distribuição de energia elétrica; Silicone 200°C 0, 6/1 kV, para uso em resistências elétricas, estufas e ligações de aparelhos portáteis, em aplicações nas quais são necessários condutores resistentes ao calor; Cabo XLPE, empregados em circuitos internos de instalações elétricas de baixa tensão e linhas de distribuição de energia elétrica; e Silicone 400°C 1 kV, para aplicações em ambientes ou em equipamentos que trabalham com altas temperaturas, como estufas, fornos, injetoras e extrusoras.


Como Funciona a Blindagem nos Condutores Elétricos

Entre a parte externa da isolação e o condutor, existe uma diferença de potencial e, portanto, um campo elétrico. Este campo elétrico não é uniforme, pois a superfície do condutor não é uniforme e o potencial no exterior do cabo também não.

Dependendo das linhas do campo elétrico, podem surgir pontos no interior da isolação onde o gradiente de tensão seja maior que o suportável pelo material. Gradientes elevadas podem envelhecer ou até romper a isolação. Para evitar este risco é feita a blindagem do condutor e da isolação.


Blindagem do Condutor

A blindagem do condutor consiste na aplicação de material semicondutor sobre o condutor encordoado. Esta camada (extrudada) preenche os vazios entre a isolação e os fios do condutor, evitando a ionização do ar por ventura existente. Com o material semicondutor, o campo elétrico, o campo elétrico forma linhas mais uniformes entre o condutor e a isolação, evitando a concentração de linhas.


Blindagem da Isolação

Para evitar a distribuição irregular do campo elétrico ao redor da isolação, também é feita uma blindagem externa. A deformação das linhas de campo deve a influência de potenciais externos ao cabo, principalmente condutores próximos.

Para eliminar este efeito se aplicam uma camada de material semicondutor envolvida por metal condutor (não magnético), que equaliza o potencial ao redor da isolação. Esta blindagem confina o campo elétrico ao interior da isolação, evitando a influência em condutores próximos e deixando as linhas de campo com distribuição radial.

A camada semicondutora da blindagem da isolação é chamada parte não metálica, e pode ser realizada com pó de grafite e fita têxtil semicondutor ou através de uma camada de composto polimérico semicondutor extrudada.

A camada de cobre, parte metálica da blindagem, pode ser realizada por uma fita delgada de cobre enrolada sobre a isolação, ou por fios de cobre dispostos longitudinalmente, formando uma coroa concêntrica. Atualmente a 1ª camada semi-condutora, a isolação, e a 2ª camada semicondutora são extrudadas simultaneamente, num processo chamado tríplice extrusão, recebendo depois a blindagem metálica de fios ou fita de cobre.

A blindagem geralmente não é necessária em baixa tensão, porém, em média tensão os campos elétricos são intensos, sendo importante uma blindagem confiável. A presença de impurezas entre as camadas semi-condutoras e a isolação pode comprometer a eficiência da blindagem, sendo importante um processo de fabricação que minimize esta possibilidade. Outra função da blindagem da isolação é servir como um caminho de baixa impedância para a correntes de curto circuito, aumentando a segurança da instalação.


Blindagem Eletrostática

Em cabos de controle, instrumentação e comunicações, existe outro tipo de blindagem: a blindagem eletrostática. Esta tem por objetivo evitar a influência de campos eletromagnéticos externos nos sinais transmitidos.

Constitui-se de uma camada de material condutor envolvendo o cabo. Pode ser realizada com fitas de cobre, fios de cobre trançado ou fita de poliéster aluminizado, dependendo do tipo de cabo. Deve ter continuidade elétrica e ser aterrada, para permitir a circulação de correntes que anulem ou minimizem o campo magnético incidente. O aterramento também garante o potencial de terra ao redor do cabo.

Geralmente sobre a blindagem é extrudada uma capa interna de composto polimérico para evitar o atrito do cobre com a isolação das veias. Em cabos de instrumentação a fita metalizada é acompanhada por um condutor nu ou estanhado, que garante a continuidade elétrica.

 

cabos de controle blindados e1520339321671 - Cabos Blindados

Aplicações dos Cabos de Energia Blindados

Em circuitos de alimentação e distribuição de energia em subestações, instalações industriais e comerciais, redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica e demais aplicações similares, em qualquer modalidade de instalação.

solicitar orcamento - Cabos Blindados


Aplicações dos Cabos de Controle Blindados

Circuitos de controle em instalações industriais, subestações e equipamentos elétricos. Condutores flexíveis e blindagem metálica em fita de poliéster aluminizada para proteção contra interferências eletromagnéticas. ABNT-NBR 7289

informacoes tecnicas - Cabos Blindados

solicitar orcamento - Cabos Blindados

 

Aplicações dos Cabos de Média Tensão Blindados

Circuitos de alimentação e distribuição de energia em substações e em instalações comerciais e industriais com tensão de operação de 3, 6/6 a 20/35kv. ABNT-NBR 7287

solicitar orcamento - Cabos Blindados

cabo de sinal instrumentacao blindado e1520339918819 - Cabos BlindadosAplicações dos Cabos de Sinal/Instrumentação Blindado

Utilizado na condução de sinais analógicos e digitais, ligação de sensores e medidores diversos, alimentação de relés convencionais e eletrônicos em ambientes industriais de forma geral, recomendado para casos em que seja exigida proteção contra interferências eletromagnéticas e contra o surgimento de crosstalk (diafonia). ABNT-NBR-10300.

informacoes tecnicas - Cabos Blindados

solicitar orcamento - Cabos Blindados

 

Aplicações dos Cabos Especiais Blindados e Espiralados

cabos especiais blindados e1520339372278 - Cabos Blindados

Para uso em produtos seriados (equipamentos médicos, balanças, leitores, etc) e industrias (máquinas oscilantes, braços móveis, robótica, etc).

Seus núcleos podem ser formados por veias múltiplas as mais diversas, desde coaxiais e veias para pequenos sinais até bitolas 4mm² ou maiores, mediante estudo prévio. Tensões desde 30v até 1 Kv. Comprimentos de espirais fechadas até 1, 4mm.

Uso dos cabos estendidos até 30m (caso de cabos industriais sustentados). Aplicações dos Cabo Chatos
Para uso em esteiras e outras aplicações onde são exigidos movimentos constantes dos cabos; largura até 28mm. Bitolas desde 0, 5mm² (20 AWG) até 4mm². (10 AWG), tensões de 100v até 1kv.

solicitar orcamento - Cabos Blindados

 

cabos manga blindados e1520339391766 - Cabos Blindados

Aplicações dos Cabos Manga Blindados

Cabos Blindados para pequenos sinais, muito utilizados em eletrônica, informática, telecomunicações, etc.; cabos múltiplos, bitolas entre 30 e 22 awg, veias de mesmas bitolas ou não, simples ou blindados; utilização em tensões normalmente até 100v ou maiores mediante consulta. Isolações e coberturas em PVC e Polietileno, podendo ser executados em outros materiais. Identificação dos condutores por veias coloridas. Montagens simples, pares ou ternos.

informacoes tecnicas - Cabos Blindados

solicitar orcamento - Cabos Blindados

 

Aplicações dos Cabos de Alta Temperatura Blindados

Cabos Blindados para ligação de equipamentos na qual a temperatura é superior a 70°C, são cabos desenvolvidos para poder suportar temperatura de 105°C a 300°C isolados de acordo com a temperatura de trabalho, como cabos em silicone, cabos em silicone com trança de fibra de vidro, cabos em fibra de vidro, cabos com isolação de SHT 300 (p/300°C) e etc.

informacoes tecnicas - Cabos Blindados

solicitar orcamento - Cabos Blindados

 

cabos coaxiais blindados e1520339408251 - Cabos BlindadosAplicações dos Cabos Coaxiais Blindados

Um dos problemas dos cabos coaxiais são as interferências eletromagnéticas externas. Para minimizar esse problema foram pesquisadas diversas alternativas para a blindagem desses cabos, a fim de se tentar diminuir a interferência e maximizar a blindagem dos mesmos, que vem a ser sua parte mais crítica. Para a linha de cabos coaxiais, entre os diversos tipos de blindagens existentes, optou-se por utilizar uma fita aluminizada de dupla face contendo uma camada adesiva, proporcionando total cobertura e assegurando o máximo de proteção da blindagem. A fita de dupla face garante uma permeabilidade maior que a de única face, devido à improbabilidade de existir interferência externas ao condutor.

Esse tipo de blindagem é constituído por filme de alumínio + filme de poliéster + filme de alumínio + camada adesiva. A camada adesiva fixa-se firmemente ao dielétrico do cabo, assegurando o máximo de proteção nesse tipo de blindagem, mantendo a umidade e a sujeira longe do material isolante, uma vez que forma um tubo perfeitamente fechado ao redor do dielétrico.

O cabo coaxial está disponível com diversas combinações de blindagens. Essas coberturas são utilizadas para oferecer uma proteção adequada de acordo com as condições de interferência de Rádio Frequência, Rádio Amador, Estações de Rádio e de TV, Subestações Elétricas, Estações Bases de Celulares e alguns aparelhos domésticos.


Blindagem Padrão

Construção com duas blindagens (fita de alumínio de dupla face selada + trança de fios de alumínio), recomendado para uso em Baixa e Média RF e ambientes com interferências eletromagnéticas.


Blindagem “Trishield”

Construção com três blindagens (fita de alumínio de dupla face selada + trança de fios de alumínio + fita de alumínio), recomendadas para uso em Alta RF e ambientes com interferências eletromagnéticas.


Blindagem “Quadshield”

Construção com quatro blindagens (fita de alumínio de dupla face selada + trança de fios de alumínio + fita de alumínio A-P-A + trança em fios de alumínio), especial para ambientes em Alta RF, ou interferências eletromagnéticas, garantindo a performance do cabo.


Coberturas de Blindagens Disponíveis

SÉRIE-59 53%, 67% ou 95%
SÉRIE-6 60% ou 90%
SÉRIE-11 60% ou 92%

informacoes tecnicas - Cabos Blindados

solicitar orcamento - Cabos Blindados

 

cabos de automacao blindados e1519229943406 - Cabos BlindadosAplicações dos Cabos de Automação Blindados

Cabos blindados de uso geral em instalações e equipamentos eletroeletrônicos que requeiram flexibilidade e alta imunidade a interferências eletromagnéticas. São cabos com a formação de seus condutores em cores que podem ser pareados ou não.

Com blindagem em trança ou espiral em cobre nu ou estanhado, fita alumínio + trança e fita de alumínio.

informacoes tecnicas - Cabos Blindados

solicitar orcamento - Cabos Blindados

 

Aplicações dos Cabos Termopares Blindados

Em extensão de termopares para medições de temperatura.
Cabos para extensão de Termopares, nas linhas JX, KX, TX, Pareados, Sem blindagem, Blindados em fita de poliéster aluminizada individual ou coletiva, Blindados em trança de cobre, com formação de 01 a 32 pares e seções nominais de 0, 20 a 1, 50mm2, isolados com o Composto Termoplástico Polivinílico (PVC) 70 ou 105°C.

informacoes tecnicas - Cabos Blindados

solicitar orcamento - Cabos Blindados